CNH, Consultas, DETRAN, DETRAN PA, Habilitação

Pontuação CNH DETRAN PA

Confira a sua pontuação na CNH online no Detran Pará

 O Departamento Estadual de Trânsito do Pará (Detran PA) faz parte do Sistema Nacional de Trânsito e é responsável pelas normas estabelecidas pelo Código de trânsito Brasileiro  no estado e tem a sua regulamentação própria.

São de competências do Detran PA proporcionar educação para o trânsito, planejar, coordenar, executar e controlar ações relacionadas à habilitação de condutores, documentação e serviços para veículos, aplicação e arrecadação de multas, pontuação na CNH entres outros.

Conforme o Código Nacional de Trânsito, as infrações são classificadas em quatro categorias: leves, médias, graves e gravíssimas.

Cada grupos apresenta diferentes valores a serem cobrados, como multa e a pontuação na CNH, que variam, tais como;

INFRAÇÕES LEVES

As infrações leves geram multas com o valor mais baixo e 3 pontos da carteira do infrator. Caso ele desobedeça alguma lei de trânsito, podemos citar o uso prolongado e sucessivo de buzina a qualquer pretexto e dirigir sem atenção ou os cuidados indispensáveis à segurança.

Estacionar afastado da guia de 50 cm a 1 metro ou em desacordo com a regulamentação provoca este tipo de multa e ainda motiva a remoção do veículo.

INFRAÇÕES MÉDIAS

Essas infrações provocam a perda de 4 pontos na habilitação do condutor e multas. Estes são alguns tipos de infrações médias: parar o veículo sobre a faixa de pedestres, na mudança de sinal luminoso do semáforo; não conservar o veículo de grande porte na faixa da direita; estacionar ou parar na contramão de direção; parar o veículo afastado da guia em mais de um metro; entre vários outros.

Além da multa e perda de pontos, o automóvel poderá ser removido quando estiver estacionado diante de guia rebaixada ou parado na via por falta de combustível, por exemplo.

INFRAÇÕES GRAVES

Aqui, os infratores perderão 5 pontos na habilitação, além de arcar com multas. Estes são uns dos exemplos; Transitar pela contramão em via de sentido duplo, estacionar em fila dupla e não usar cinto de segurança.

INFRAÇÕES GRAVÍSSIMAS

As multas gravíssimas provocam altos valores, Além da perda de 7 pontos na carteira do condutor, Tais infrações com; Dirigir sem possuir Carteira Nacional de Habilitação, avançar o sinal vermelho do semáforo, executar retorno em local proibido pela sinalização ou disputar rachas com outros veículos.

De acordo com a legislação de trânsito todo condutor que atingir 20 pontos no período de 12 meses, terá a CNH suspensa e será notificado pelo DETRAN PA para que seja apresentando o recurso de defesa.

Caso não apresente com a defesa terá que entregar a carteira de motorista ao Detran Pa para cumprir a sua pena por um tempo determinado.

Para obter a carteira nacional de Habilitação de volta, o condutor deverá fazer um curso de reciclagem.

Porém, existem algumas infrações gravíssimas que causam a suspensão imediata da CNH, sem necessidade de pontos.

Caso o recurso seja interferido em primeira instância, o condutor tem o prazo de 30 dias contados do recebimento do resultado do julgamento para recorrer em segunda instância junto ao Conselho Estadual de Trânsito (Cetran).

O Detran PA disponibiliza o formulário para recurso no site ou no setor responsável.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a pontuação na CNH, confira a pontuação na sua CNH para que não seja pego de surpresa.

siga as instruções abaixo e veja como consultar a pontuação CNH no site do Detran/PA: www.detran.pa.gov.br

Acesse o site do Detran/PA, na página inicial na área de HABILITAÇÃO, logo depois clique em SERVIÇOS ONLINE. Conforme mostra a imagem abaixo;

Na próxima página clique em CONSULTA PONTUAÇÃO CNH. Conforme mostra a imagem abaixo;

Na próxima página digite o seu CPF. Em seguida digite código de segurança e clique em CONFIRMAR. Conforme mostra a imagem abaixo;

Com informações do Departamento Estadual de Trânsito do Pará Detran/PA

Mais informações no site oficial do DETRAN/PA: www.detran.pa.gov.br

 

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>