CNH, Consultas, DETRAN, DETRAN ES

Pontuação CNH DETRAN ES

Veja como consultar pontuação CNH online no Detran do Espirito santo

 O Sistema Nacional de Trânsito Brasileiro buscado uma maior segurança e organização no trânsito, criou o sistema de multas em conjunto com a pontuação na CNH.

As multas de trânsito são classificadas pelos níveis de gravidades, que são; multa leve (3 pontos), multa média (4 pontos), multa grave (5 pontos) e multa gravíssima (7 pontos).

A pontuação na CNH (Carteira nacional de habilitação) tem suas regras e o acúmulo de pontos pode levar à suspensão do direito de dirigir.

Todo motorista deve está ciente ser acumular 20 ou mais pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no período de doze meses terá o documento suspenso e perderá o direito de dirigir por um período que pode variar entre 6 e 24 meses, além de ter que passar por um curso de reciclagem.

Para os motoristas iniciantes portadores de carteira provisória de habilitação (PPD), não poderá cometer nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infração de natureza média, pois se forem cometidas infrações que excedam 4 pontos poderá perder sua carteira provisória e terá que fazer todo o processo inicial para tira sua CNH.

Além disso, também podem ter a CNH suspensa, aqueles motoristas autuados por infração gravíssima automaticamente suspensiva, como praticar racha, dirigir embriagado, ultrapassar 50% da velocidade máxima permitida ou pilotar sem capacete, entre outras.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran ES) alerta que quando o condutor ultrapassa essa pontuação, é instaurado um processo de suspensão da CNH e o condutor é notificado por meio de carta.

Após a notificação, há um prazo para apresentação de defesa junto ao Detran ES.

Caso o condutor não apresente com a defesa ou tenham o recurso negado devem entregar a carteira suspensa na Subgerência de Infrações e Penalidades, na sede do órgão, na Ciretran ou Posto de Atendimento Veicular (PAV) de sua cidade.

Durante o período de suspensão, o motorista deve passar por um curso de reciclagem de 30 horas, que pode ser feito de modo presencial nos Centros de Formação de Condutores ou empresas credenciadas, e também na modalidade de Ensino a Distância.

Após a aprovação na prova aplicada pelo órgão e cumprido o período determinado, a CNH é devolvida.

Os motoristas que estiverem com a habilitação suspensa e forem flagrados conduzindo veículos terão a habilitação cassada por dois anos.

A legislação impõe que, além de ficar por dois anos sem dirigir, o condutor deve reiniciar todo processo de reabilitação, tendo que realizar todos os exames e prova prática, além do curso e prova de reciclagem para conseguir uma nova carteira.

Muitas vezes surgem a dúvida de ter ou não levado uma multa de trânsito, seja fazendo uma viagem, indo ao trabalho ou até mesmo a passeio. A verdade é que, quando estamos dirigindo sempre corremos o risco de ser multado.

Por isso o Detran ES disponibilizar em seu site a consultar de pontuação na CNH, nesta consultar é possível ter acesso às informações sobre multas e infrações e suas respectivas pontuações.

Agora siga as instruções abaixo e veja como consultar a pontuação CNH no site do Detran/ES: www.detran.es.gov.br

Acesse o site oficial do Detran/ES, na página inicial clique em PONTUAÇÃO CNH. Conforme mostra a imagem abaixo;

Na próxima página, selecione qual o modelo da sua CNH, em seguida digite os dados e o código de segurança e clique em PESQUISAR. Conforme mostra a imagem abaixo;

Com informações do Departamento Estadual de Trânsito do Espirito santo DETRAN/ES

Mais informações no site oficial do DETRAN/ES: www.detran.es.gov.br

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>