DETRAN, DETRAN PA, Multas

Multas DETRAN PA

Veja como Consulta Multas em seu Veículo no Detran Pará

 A multa de trânsito é um recurso legal de punição aos condutores que comete alguma infração prevista no código de trânsito brasileiro.

Essas multas geram pontos na carteira de habilitação, caso o motorista ultrapasse a quantidade máxima estabelecida por lei Poderá ter o documento suspenso.

Além disso, o infrator sentirá no bolso as consequências por ter infligido a lei, pois cada tipo de multa gera um valor que deverá ser pago pelo infrator ao Detran PA, o dinheiro recolhido são utilizados em campanhas de prevenção e em treinamentos para outros motoristas infratores.

As multas de trânsito são classificadas em 4 categorias e cada uma dela com um certo número de pontos, que são;

Multa Gravíssima: 7 pontos na carteira.

Multa Grave: 5 pontos na carteira.

Multa Média: 4 pontos na carteira.

Multa Leve: 3 pontos na carteira.

Sempre que o direito de dirigir é suspenso o condutor infrator é comunicado pelo Detran PA.

A notificação de autuação a infração de Trânsito deve ser enviado em até 30 dias da data da ocorrência da infração.

Caso não seja o condutor infrator poderá indica o motorista que estava conduzindo o veículo.

No site do Detran PA está disponível o formulário para o proprietário do veículo indicar o motorista infrator, terá o prazo de 15 dias, a partir da data da emissão da notificação, para indicar o efetivo condutor à direção do veículo.

O proprietário do veículo tem o direito de defender de uma autuação, quando sentir injustiçado. Os requerimentos de Defesa serão analisados pela Comissão de Defesa da Autuação.

Sua defesa de multa será julgada por uma Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI). Essa junta deve julgar seu recurso e responder em até 30 dias, concordando ou não com suas alegações e confirmando ou eliminando sua multa.

Caso seu recurso seja negado, você receberá novamente a notificação da multa e deverá efetuar o pagamento para continuar com o recurso administrativo com órgãos superiores.

Caso você não recorra da sua multa dentro do prazo de 30 dias, você receberá em sua casa o boleto bancário do pagamento da multa, que deverá ser pago até a data do vencimento. Você também pode consultar detalhada do veículo e imprimir o boleto de uma multa em aberto através do site do Detran PA.

siga as instruções abaixo e veja como consultar  multas no portal do Detran/PA:
www.detran.pa.gov.br

Acesse o site do Detran/PA, na página inicial na área de VEÍCULOS, logo depois clique em SERVIÇOS ONLINE. Conforme mostra a imagem abaixo;

Na próxima página clique em CONSULTA DE VEÍCULO / INFRAÇÃO(DETALHADA). Conforme mostra a imagem abaixo;

Na próxima página digite os dados do veículo PLACA e RENAVAM. Em seguida digite código de segurança e clique em CONFIRMAR. Conforme mostra a imagem abaixo;

Com informações do Departamento Estadual de Trânsito do Pará Detran/PA

Mais informações no site oficial do DETRAN/PA: www.detran.pa.gov.br

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>