DETRAN, IPVA, Licenciamento

IPVA – Licenciamento DETRAN RN

Veja com consultar e Imprimir boleto de pagamento de IPVA e Licenciamento no Detran RN

 O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é um tributo de competência estadual de responsabilidade da Secretaria de Tributação do Rio Grande do Norte (SET/RN), que fixa seus valores e gerência o seu recolhimento e aplicação.

O Imposto deve ser pago todo ano pelos proprietários de veículo de qualquer espécie; terrestre, aéreos e aquáticos. 

O IPVA é lançado anualmente, no primeiro dia de cada exercício fiscal, devendo ser recolhido nas datas estabelecidas no calendário publicado por intermédio da Secretaria de Estado da Tributação (SET/RN) que pode ser conferido no Link abaixo;

http://www.detran.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=54660&ACT=&PAGE=0&PARM=&LBL=Informa%E7%F5es

A distribuição dos vencimentos do IPVA são em períodos diferentes, com base no número final da placa dos veículos, feito assim para facilitar o seu recolhimento.

Do valor total da arrecadação do IPVA, 50% são repassados aos municípios nos quais os veículos se encontram registrados e outra parte vai para o Estado onde o imposto foi recolhido.

No estado do Rio Grande do Norte utiliza os dados fornecidos pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE, para a determinação da base de cálculo do IPVA. A pesquisa do valor venal dos veículos é realizada por região do país, o que torna justa a cobrança do imposto, visto que existe uma grande diferença entre os valores de mercado para cada tipo veículo, dependendo do Estado onde se processe a operação de venda.

Para calcular o valor do IPVA a pagar verifique o valor venal do veículo e multiplica pela alíquota do estado do Rio Grande do Norte.

A Secretaria de Estado da Tributação (SET/RN) possibilita o pagamento do IPVA em cota única ou parcelamento do valor de IPVA em até 5 cotas.

Além do IPVA existem outras Taxas que devem ser pagas por quem possui veículos automotores, elétricos, articulados, reboques ou semirreboques, a taxa do Licenciamento de veículos é mais delas.

O licenciamento anual comprova que o proprietário cumpriu com todas suas obrigações em relação ao seu veículo e está em condições de transitar obedecendo à legislação brasileira de trânsito.

Este processo garanti que os veículos estejam com o pagamento de multas, IPVA e DPVAT em dia, e que está dentro nas normas de segurança e ambientais.

De acordo com o Detran RN os boletos de pagamento referente ao licenciamento, IPVA e seguro obrigatório (DPVAT) são enviados para o endereço cadastrado no órgão de trânsito pelo contribuinte. Mas para efetuar a quitação o proprietário de veículo automotor não precisa necessariamente do boleto, já que os boletos estão disponíveis na internet, bastando que o usuário acesse o site do Detran RN e informe a placa e o número do Renavan do veículo.

Somente após a comprovação da quitação da taxa de licenciamento, IPVA e Seguro Obrigatório é que o proprietário recebe o Certificado de Registro e Licenciamento de veículos (CRLV) em sua residência.

O Certificado de Registro e Licenciamento do veículo (CRLV) é o documento de porte obrigatório que e o único que comprova o licenciamento anual do veículo.

Devendo o condutor do veículo transitar sempre com o documento original. Se não estiver com o CRLV ou não tive pago acarreta uma série de problemas como multa, pontos na CNH e apreensão do veículo.

Siga as instruções abaixo e veja como consultar e imitir boleto de pagamento do IPVA e Licenciamento em um só lugar no site do Detran/RN: www.detran.rn.gov.br

Acesse o site oficial do Detran/RN, clique em CONSULTA DE VEÍCULOS E BOLETOS. Conforme mostra abaixo;

Na próxima página digite a PLACA e o RENAVAN do veículo e clique em CONSULTAR. Conforme mostra a imagem abaixo;

Nesta consulta conseguirá informações sobre IPVA, Licenciamento, Multas e Imprimir boletos para pagamentos.

Com informações do Departamento Estadual de Trânsito do Rio grande do norte Detran/RN

Mais informações no site oficial do DETRAN/RN: www.detran.rn.gov.br

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>