DETRAN, DETRAN GO, IPVA, Licenciamento

IPVA /Licenciamento DETRAN GO

Veja como consultar o IPVA e licenciamento de veículos no estado do Goiás

 O IPVA GO é o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, isso significa que quem tem automóveis de qualquer espécie, ônibus, micro-ônibus, carros, motocicletas, caminhões, entre outros devem paga este imposto.

O IPVA deve ser pago anualmente, caso não pague ou atrase não poderá fazer o licenciamento, onde ocorrerá o risco de ter o veículo apreendido, além das multa e juros.

O IPVA é um imposto cobrado em todos estados do Brasil e é de responsabilidade das Secretarias de Estado da Fazenda.

No estado do Goiás o valor do IPVA GO é estabelecido pela SEFAZ GO e o DETRAN GO, esse valor é diferente para cada tipo de automóvel.

Pois o calculo é feito com base na tabela de valores venais (tabela Fipe), onde é localizado o modelo e ano de fabricação do veículo e multiplicado com a alíquota do estado que pode variar de um ano para outro.

A data vencimento variam de acordo com o número final da placa do veículo, o Detran GO disponibilizar no site o Calendário de vencimento para você conferir e se informar sobre os prazos para o pagamento IPVA GO.

O Detran Goiás geralmente emite o boleto para o pagamento do IPVA que é enviado para residência do contribuinte, mas caso não receba é possível consultar e emiti-lo no site do Detran GO.

Podendo realizar o pagamento m qualquer das redes bancárias seguintes: Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Caixa Econômica Federal, Casas lotéricas e Banco Santander.

O valor arrecadado com o IPVA é dividido da seguinte forma: 50% ficam com o Estado e os outros 50% são repassados ao município onde foi efetuado o licenciamento.

Há casos específicos de isenção de IPVA, como, por exemplo, veículos de transporte público de passageiros entre outros.

Além do IPVA que, existem outras taxas que os proprietários de automóveis devem fica atentos como; o licenciamento do veículo e o Seguro DPVAT.

O licenciamento de veículos é mais um dos serviços que todo proprietário de veículo deve fazer anualmente para a liberação de um novo Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, também chamado de CRLV.

O licenciamento é que comprovar que veículo esta totalmente regular e é obrigatório para todos que possuem veículos automotores, até mesmo os veículos isentos de IPVA precisam estar em dia com o licenciamento.

Este documento que permite a circulação do veículo em território nacional.

Para efetuar o pagamento do licenciamento não poderá ter nem uma pendência com o veículo como; multas, IPVA, DPVAT e qualquer outra taxa.

Como o IPVA o valor da taxa do licenciamento também não será a mesma do último ano, pois todos os anos o valor passa por uma atualização.

As datas e procedimentos para o pagamento do licenciamento também variam em cada estado e cada ano.

No estado do Goiás o pagamento do licenciamento poderá ser efetuado junto com a cota única do IPVA ou na 3º parcela. De acordo com o número final da placa do veículo.

Todo os anos o Detran GO atualiza o calendário de licenciamento, onde informa qual é o prazo limite para realizar a regularização do seu Licenciamento. Acesse o link e fique de olho nos prazos de vencimento.

https://www.detran.go.gov.br/psw/#/servico/calendarioIPVA.html

Caso o condutor for surpreendido com o licenciamento vencido ou na ausência do documento, estará sujeito a infração gravíssima, perderá 7 pontos na carteira de habilitação, pagará multa e terá o veículo apreendido, onde ficará retido até a comprovação da quitação do débito.

Após o pagamento o proprietário receberá em sua residência o documento de licenciamento (CRLV) original e com validade para mais um ano.

Agora siga as orientações abaixo e veja como consultar e imprimir os boletos de pagamento de IPVA e Licenciamento no site do Detran/GO: www.detran.go.gov.br

Consultar IPVA e Licenciamento

Acesse o site do Detran GO, na página inicial clique na aba VEÍCULO e clique em CONSULTE SEU VEICULO. Conforme mostra a imagem abaixo;

Na próxima página leia as orientações e clique na caixa LI E CONCORDO COM O CONTEÚDO DAS ORIENTAÇÕES ACIMA, E clique em CONFIRMAR. Conforme mostra a imagem abaixo;

Na próxima página informe a PLACA e o RENAVAN do veículo. em seguida informe o código da imagem de segurança gerada pelo site (reCAPTCHA) e clique em CONSULTAR. Conforme mostra a imagem abaixo;

Para emitir o boleto de pagamento clique em boletos e faça o mesmo procedimento acima.

Com informações do Departamento Estadual de Trânsito do Goiás DETRAN/GO

Mais informações no site oficial do DETRAN/GO: www.detran.go.gov.br

 

 

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>