DETRAN, DETRAN ES, IPVA, Licenciamento

IPVA – Licenciamento DETRAN ES

Confira Como consultar o IPVA e o licenciamento online no Detran ES

 O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um imposto estadual, cobrado anualmente.

como o próprio nome indica, o imposto não reflete apenas sobre carros ou motos, mas sim sobre todos os veículos automotores seja automóvel, motocicleta, aeronave ou embarcações.

No Estado do Espirito Santo o recolhimento do IPVA é feito através do Detran e a Sefaz, 50% do valor arrecadado é destinado ao município onde o veículo foi licenciado. A outra parte vai para o estado que onde o dinheiro foi recolhido para ser aplicado em diversas áreas.

O IPVA é calculado sobre o valor venal do automóvel e multiplicado com alíquota do Estado do Espírito santo que são;

2% para carros, caminhonetes, embarcações e aeronaves;

1% para motos, caminhões, ônibus, micro-ônibus e ciclomotores.

A tabela com os valores da base de cálculo do IPVA são publicadas anualmente, é divulgada pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz ES), no caso de veículos automotores usados.

O pagamento do IPVA e licenciamento do veículo deve ser realizado dentro do prazo determinado para evitar multas e outros problemas junto ao Detran ES.

As datas de vencimento do IPVA e o licenciamento são definidas de acordo com os números finais da placa do veículo.

 O Detran Es disponibilizar o calendário para o contribuinte acompanhar e não perde o prazo de pagamento. Confira o calendário através do site do Detran/ES.

Através dos Correios serão entregues nos endereços dos contribuintes os boletos unificados do IPVA, do Licenciamento Anual e do Seguro DPVAT.

A unificação dos boletos é fruto de uma parceria entre o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran/ES), a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest).

Os documentos serão enviados ao endereço cadastrado no Departamento Estadual de Trânsito (Detran ES) por isso é importante que os contribuintes estejam sempre com o cadastro atualizado.

Mais caso não receba o documento em seu endereço é possível emitir o boleto no portal do Detran e da Sefaz informando a placa e o RENAVAM do veículo.

Os proprietários de automóveis, motocicletas, caminhonetas e utilitários que optarem pelo pagamento da cota única do IPVA, deverá quitar o IPVA, o Licenciamento e o Seguro DPVAT juntos de acordo com os finais das placas,

Para os que preferirem parcelar o pagamento do IPVA, o pagamento do DPVAT deverá ser efetuado junto com a primeira parcela, já o pagamento do licenciamento poderá ser feito junto à última cota do imposto, de acordo com os dois números finais da placa do veículo.

O Pagamento pode ser efetuado nas agências do Banestes, Banco do Brasil, Bradesco, Unibanco, Bancoob/Sicoob, Caixa Econômica Federal e Casas Lotéricas.

Há possibilidade do contribuinte pagar nas máquinas de autoatendimento ou pelo Home Banking do BANESTES.

O licenciamento de veículos é um serviço obrigatório para todos proprietários de veículo.

 O licenciamento é a permissão para trafegar em vias públicas com o veículo, sendo comprovado por meio do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), e todos os veículos devem renovar o licenciamento anualmente, com o recolhimento de impostos, taxas e multas devidas pelo proprietário.

Saiba que se o cidadão for abordado com um automóvel irregular o mesmo será multado, terá o automóvel apreendido e ainda receberá 7 pontos em sua CNH.

Agora siga as instruções abaixo para realizar a consulta e emitir o boleto do IPVA e Licenciamento no site

Detran/ES: www.detran.es.gov.br

Sefaz/ES: internet.sefaz.es.gov.br

IPVA Detran/ES

Acesse o site oficial do Detran/ES, na página inicial no ACESSE DIRETO, selecione a opção EMITIR BOLETO IPVA e digite a PLACA e o RENAVAN do veículo e clique em ACESSAR. Conforme mostra a imagem abaixo;

IPVA Sefaz/ES

Acesse o link abaixo da Sefaz/ES, clique em PAGUE O SEU IPVA, digite a PLACA e o RENAVAN do seu veículo e clique em ENVIAR. Conforme mostra a imagem abaixo;

http://internet.sefaz.es.gov.br/agenciavirtual/area_publica/ipva/index.php

Licenciamento

Acesse o site oficial do Detran/ES, na página inicial no ACESSE DIRETO, selecione a opção EMITIR BOLETO LICENCIAMENTO e digite a PLACA e o RENAVAN do veículo e clique em ACESSAR. Conforme mostra a imagem abaixo;

Com informações do Departamento Estadual de Trânsito do Espirito santo DETRAN/ES

Mais informações no site oficial do DETRAN/ES: www.detran.es.gov.br

 

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>