DETRAN, IPVA, Licenciamento

IPVA e Licenciamento DETRAN MT

Veja como consultar e emitir guia de pagamento de IPVA e Licenciamento online no Detran MT

 O IPVA é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores de qualquer espécie, deve ser pago anualmente para que veículo possa transitar nas ruas e estradas Brasileiras.

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz MT) em companhia com Detran MT é responsável pelo calendário e o recolhimento do IPVA.

O valor do IPVA MT é feito com base na tabela Fipe (pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). A Tabela expressa preços médios de veículos no mercado nacional.

No entanto, o valor do IPVA é diferente para cada tipo de automóvel, pois é calculado de acordo com o valor do veículo(Valor Venal) e com alíquota do estado que pode variar de um ano para o outro. o Estado que define a alíquota que será utilizada como referência na cobrança do imposto.

De acordo com a Sefaz MT no Estado do Mato grosso as alíquotas são:

1% para ônibus, micro-ônibus, caminhão, veículos aéreos e Aquáticos utilizados no transporte coletivo de passageiros e de carga, isolada ou conjuntamente; Motocicleta, ciclomotor, triciclo, quadriciclo, motoneta com potência de até 180 (cento e oitenta) cilindradas cúbicas.

2% para automóvel de passeio, carga ou misto, com potência de até 1000 (mil) cilindradas cúbicas.

2,5% para motocicleta, ciclomotor, triciclo, quadriciclo, motoneta com potência acima de 180 (cento e oitenta) até 300 (trezentas) cilindradas cúbicas.

3% para motocicleta, ciclomotor, triciclo, quadriciclo, motoneta com potência acima de 300 (trezentas) até 600 (seiscentas) cilindradas cúbicas; Veículo terrestre de passeio, carga ou misto, jipe, picape e camioneta com cabine fechada ou dupla, veículo aéreo, veículo aquático.

3,5% para motocicleta, ciclomotor, triciclo, quadriciclo, motoneta com potência acima de 600 (seiscentas) cilindradas cúbicas.

4,0% para veículos de competição.

No Estado do Mato grosso os pagamentos relacionados ao IPVA, poderão ser efetuados, através da apresentação do Documento de Arrecadação nas seguintes Instituições Financeiras:

BANCO DO BRASIL, BRADESCO, CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, ITAU/UNIBANCO, PRIMACREDI, SANTANDER, BANCOOB, SICREDI

Sempre bom fica atentos e lembrar que o veículo com IPVA atrasado não pode ser licenciado, e com isso poderá ser penalizado com multa, pontos na habilitação e até apreensão do veículo.

O certificado de registro e licenciamento de veículo (CRLV) é um documento obrigatório que todo proprietário de veículo automotivo deve possuir no Brasil.

Este documento é adquerido quando o proprietário do veículo faz o licenciamento anual do automóvel.

Esse serviço de licenciamento deve ser realizado anualmente com objetivo de efetuar inspeções nos veículos automotores, para comprovar se possuem ou não condições necessárias para circula nas ruas e rodovias brasileiras.

O licenciamento possui um valor que é reajustado anualmente, que precisa ser pago para que ocorra a renovação do seu documento(CRLV), esse valor pode variar de acordo com cada região do país.

Após o recolhimento de todos os tributos vinculados ao veículo (Licenciamento, Seguro DPVAT, IPVA e Multa).

Poderá solicitar em qualquer unidade do DETRAN MT, do município em que o veículo foi registrado, a emissão do CRLV ou Por uma taxa cobrada pelo Detran MT é possível receber o documento em casa.

O portal do Detran MT disponibilizar aos seus usuários vários serviços relacionados ao IPVA e licenciamento; Calendário de vencimento, consulta, emissão de guia de pagamento, 2ª via de licenciamento entre outros.

Serviços IPVA no portal da Sefaz MT

Siga as orientações abaixo e veja como consultar o IPVA e serviços relacionados através do Link no site Sefaz/MT:

http://www5.sefaz.mt.gov.br/-/pague-seu-ipva

Acesse o Link acima e será direcionado aos serviços de IPVA da Sefaz MT. Selecione o serviço que deseja e digitar o CHASSI ou Renavan do veículo. Conforme mostra o exemplo abaixo;

Exemplo: emissão guia de pagamento IPVA.

 

Na nova página digitará o CHASSI ou RENAVAN do veículo e CÓDIGO DA IMAGEM e clique em CONSULTAR. Conforme a imagem abaixo;

Agora siga as orientações abaixo e veja como consultar e emitir a guia de pagamento do IPVA no site do Detran/MA:

www.detran.mt.gov.br

Consultar situação da guia do IPVA

Acesse o site oficial do Detran/MT, na página inicial clique no ícone SERVIÇO DETRAN ONLINE. E será direcionado os serviços Detran. Conforme mostra a imagem abaixo;

Abrirá uma nova página, Clique em CONSULTAR IPVA(ONLINE) e insira o número do CHASSI do seu veículo e Clique em CONSULTAR. Conforme mostra a imagem abaixo;

EMITIR IPVA

Para EMITIR GUIA DE PAGAMENTO, acesse o link abaixo, digite o NUMERO DO GUIA e clique em GERAR GUIA. Conforme mostra a imagem abaixo;

http://www.mt.gov.br/web/mt/-/192985-emitir-ipva-online-

veja como consultar e emitir a guia de pagamento do licenciamento no site do Detran/MA:

www.detran.mt.gov.br

Acesse o site oficial do Detran/MT, na página inicial clique no ícone SERVIÇO DETRAN ONLINE. E será direcionado os serviços Detran. Conforme mostra a imagem abaixo;

Abrirá uma nova página, Clique em EMITIR LICENCIAMENTO(ONLINE) e insira o número da PLACA e o RENAVAN do seu veículo, CPF ou CNPJ do proprietário e Clique em CONSULTAR. Conforme mostra a imagem abaixo;

Pronto! Agora só conferi as Informações sobre o Licenciamento de Veículo.

2ª via de licenciamento anual

Para 2ª VIA DO LICENCIAMENTO ANUAL, acesse o link abaixo, digite o número da PLACA e o RENAVAN do seu veículo, CPF ou CNPJ do proprietário e Clique em CONSULTAR. Conforme mostra a imagem abaixo;

http://www.mt.gov.br/web/mt/-/4363698-2-via-licenciamento-anual-online-

Com informações do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão DETRAN/MA

Mais informações no site oficial do DETRAN/MA: www.detran.ma.gov.br

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>