DETRAN, IPVA, Licenciamento, Veículos

IPVA 2017 DETRAN MS

Veja como consultar Débitos e valores de IPVA 2017 online no Detran do mato grosso do sul

O IPVA (imposto sobre a propriedade de veículos automotores), é um imposto obrigatório e cobrado em todos os estados do Brasil e é de competência da Secretaria de Estado de Fazenda (SEFAZ).

O recolhimento do IPVA 2017 MS é anual e com valor é específico para cada veículo e com prazos de vencimento para que seja quitado.

O valor do IPVA 2017 MS é calculado sobre os preços médios de mercado de automóvel usado (valor venal), multiplicado por alíquota do estado MS.

O custo de mercado é avaliado pela tabela da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), contratada para apurar a base de cálculo do imposto.

As alíquotas do IPVA 2017 no estado do mato grosso do sul são:

1,0% (um por cento)

Relativo à primeira tributação, incidente sobre a propriedade dos veículos novos motorizados adquiridos a partir de 1° de janeiro de 2017, de revendedores localizados no Estado de Mato Grosso do Sul.

2% (dois por cento)

Caminhão com qualquer capacidade de carga, ônibus, micro-ônibus para transporte coletivo de passageiros, ciclomotor, motocicleta, triciclo e quadriciclo.

3,5% (três e meio por cento)

automóvel (carro de passeio), camioneta, camioneta de uso misto e utilitário.

O dinheiro arrecadado sobre o imposto IPVA MS é dividido entre o Estado, o município onde o veículo foi licenciado, e com Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da EducaçãoFUNDEB.

A Guia de Recolhimento do IPVA 2017 terá um único modelo, e é recebida pelo contribuinte via Correios, deve chegar à casa dos proprietários com cerca de dois meses de antecedência.

O pagamento do IPVA 2017 do estado do Mato Grosso do Sul deverá ser feito através dos seguintes pontos de pagamento:

Banco do Brasil, Banco Itaú, Banco Santander, Caixa Econômica Federal, Casas Lotéricas, banco Bradesco, banco Safra dentre outros.

O valor do imposto só poderá ser pago nos bancos até a data de vencimento do mesmo.

Para pagar após o vencimento, o contribuinte poderá acessar o site da SEFAZ MS: www.sefaz.ms.gov.br, e poderá emitir uma nova guia para pagamento, já com os valores atualizados de multas e juros ou procurar uma AGENFA.

Estão isentos de pagar o IPVA Mato Grosso do Sul os veículos com mais de 20 anos de fabricação, máquina agrícola e a de terraplenagem e o trator, bem como a aeronave de uso exclusivamente agrícola;

Embarcação de pescador profissional, pessoa física, por ele utilizada individualmente na atividade pesqueira;

Ônibus de transporte coletivo urbano, que tenha rampa ou outro equipamento especial de ascenso e de descenso para deficiente físico;

Triciclo e o quadriciclo, para deficiente físico, de uso individual e outros.

Além do IPVA 2017 MS tem mais duas taxas anuais. o Seguro Obrigatório (DPVAT) e o Licenciamento Anual de Veículos realizado pelo final da placa.

O DPVAT MS (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres) é administrado pela Seguradora Líder – designada pelo governo federal.

O seguro foi criado para indenizar vítimas de acidentes de trânsito em todo o País.

O vencimento do DPVAT 2017 ocorre junto com cota única ou na 1ª parcela do IPVA 2017 MS e é destinado àqueles que sofrem acidentes de trânsito, seja motorista, passageiro ou pedestre.

Ônibus, micro-ônibus e lotação com cobrança de frete (urbanos, interurbanos, rurais e interestaduais), desde que sejam usados, podem parcelar em três vezes de valor fixo junto com as parcelas do IPVA 2017 MS.

A guia de recolhimento deve ser retirada no site correspondente;

Para consultar débitos e emissão de guia para pagamento à vista de qualquer veículo no estado MS. Acesse o link no site do Detran MS:

www.detran.ms.gov.br/guias/licenciamento-e-multas

Para emissão de guia de pagamento parcelado no link do portal da segurada Líder: pagamento.dpvatsegurodotransito.com.br

As taxas variam dependendo de cada tipo de veículo.

Mais informações sobre DPVAT, Acesse o portal da Segurada Líder:

www.seguradoralider.com.br

Lembrando se não pagar o IPVA e os demais débitos, não poderá licenciar o seu veículo. O documento de Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) é de porte obrigatório, na forma original, e só é emitido após a quitação do IPVA, multas a caso tiver e Licenciamento.

Agora vamos conferir como consultar o IPVA 2017 MS através do site do Detran/MS: www.detran.ms.gov.br

Acesse o site do Detran/MS, na primeira página clique em IPVA, Conforme mostra a imagem abaixo:

Na próxima página selecione CONSULTA DE DÉBITOS DE IPVA, Conforme mostra a imagem abaixo;

Abrirá uma nova aba para CONSULTAR VALOR DO IPVA A PAGAR, basta ter em mãos o número da PLACA e o RENAVAN do veículo, em seguida informe o código da imagem de segurança gerada pelo site (reCAPTCHA) e clique em CONSULTAR. Conforme mostra a imagem abaixo;

Proto! Aparecerá extrato detalhado com informações sobre Débito e Valor do IPVA 2017 MS.
Com informações do Departamento estadual de trânsito do mato grosso do sul DETRAN/MS

Mais informações no site oficial do DETRAN/MS: www.detran.ms.gov.br

 

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>